ELO's

Alguns países e algumas Regiões Escoteiras no Brasil, sentindo as dificuldades financeiras de parte do Escotismo e das famílias, para realizar um grande acampamento geral, resolveram propor a realização de acampamentos simultâneos em diversos pontos com a mesma data, valorizando a fraternidade escoteira “à distância”. Assim, surgiu no Rio Grande do Sul e durante dois anos foram realizados os ELOs, como sigla de “Escoteiros Locais em Operação”.

 

A partir de 1978 começaram a ser realizados os ELOs Nacionais buscando-se inicialmente concentrar numa única data, no terceiro fim-de-semana de agosto, em 47 Acampamentos Inter-Distritais de Integração, com os mais de 4.000 escoteiros e seniores usando o mesmo distintivo e a mesma programação.  Uma grande chuva atingiu alguns dos acampamentos escoteiros.  Uma outra idéia forte era propiciar a vivência da fraternidade por todos os membros do Movimento Escoteiro, não se exigindo um nível de adestramento especial como até então os Ajuris Nacionais e ANEIs solicitavam.

Em 1979 a data foi transferida para os dias 21 a 23 de setembro e pela primeira vez, os lobinhos puderam participar no domingo. Tendo em vista o cancelamento do Jamboree Mundial do Irã, o tema foi o “Join-Jamboree” proposto pela Organização Mundial.  Foi a maior atividade escoteira realizada naquele ano na América Latina, reunindo 9.000 participantes, em 62 Acampamentos Inter-distritais de Integração, muitos dos quais também atingidos por temporais.
Novamente em agosto, em 1980 o III ELO Nacional contou pela primeira vez com a participação de escoteiras com o traje azul mescla e foi realizado de forma internacional sob a denominação de “Campamentos en Cadena”, recebendo uma edição especial do “Sempre Alerta”.  Várias Associações Escoteiras do continente participaram da atividade, que foi um grande sucesso. Apesar da visita frequente da chuva.  Parecia que imitávamos os Jamborees Mundiais.

De 18 a 20 de setembro de 1981, tendo como tema central a cultura indígena, o IV ELO Nacional foi promovido em 60 locais distintos, com 15.000 participantes, tendo pela primeira vez a participação de guias, ainda em caráter experimental.  Em alguns locais, bastante chuva.

Em 1982, o V ELO Nacional, novamente em agosto, teve como tema “Relembrando Brownsea”, comemorando os 75 anos do Escotismo e 125 de B-P, com uma programação lembrando o 1º Acampamento com uma interessante choça zulu, a canção Ingoniana e uma Patrulha trajando roupas de 1907.  Para o mesmo foi lançada uma edição especial do informativo Sempre Alerta. Alguns relatórios registraram muita chuva.

Ao mesmo tempo em que se realizava o XV Jamboree Mundial no Canadá, em Alberta, junto às montanhas rochosas, o primeiro com a participação de moças, em julho de 1983 foi realizado o VI ELO Nacional, com a presença de mais de uma centena de Grupos Escoteiros, muitos deles tendo que enfrentar razoável chuva.

De 17 a 19 de agosto de 1984, realizou-se o VII ELO Nacional, sob a forma do II Campamento em Cadena, comemorando os 75 anos do Escotismo no continente americano.

Mais de 30.000 pessoas acampadas em mais de 200 cidades de 1º a 3 de novembro de 1985 homenagearam o “Ano Internacional de Juventude”, na 8ª edição do ELO Nacional e num acampamento internacional, reunindo as Associações Escoteiras do Cone Sul com a da Bolívia. O Sempre Alerta, comemorativo ao evento, teve 40.000 exemplares.

Em novembro de 1986 o IX ELO Nacional homenageou a “Paz Mundial”, propiciando atividades comunitárias extremamente ricas, em mais de uma centena de Acampamentos Inter-distritais de Integração.

Com realização simultânea na Argentina, Chile, Uruguay, Paraguay e Bolívia, o III “Campamento em Cadena” teve em todos os países o mesmo distintivo, de confeccionado pela Asociación de Scouts de Argentina.  No primeiro fim-de-semana de novembro de 1987, homenageamos Brownsea, nos seus 80 anos.

Constatando-se uma dificuldade de escolha de datas em épocas de menor chuva, face ao tamanho do país, o XI ELO Nacional, em 1988 foi pela primeira vez realizado com duas datas alternativas: o 3º fim-de-semana de agosto e o 2º de novembro. A ênfase foi “Conhecendo outras Organizações Juvenis” e os participantes foram tantos que os distintivos mandados fazer pela Direção Nacional, não foram suficientes.

Mais de 15.000 membros em todos o país participaram em 1989 do XII ELO Nacional, que enfatizou no seu programa o “Conservacionismo” ou seja, atividades de valorização do meio ambiente.  Novamente existiam duas datas alternativas.

Homenageando os 490 anos do descobrimento do Brasil, o XIII ELO Nacional em agosto e novembro de 1990 teve a participação estimada de mais de 20.000 integrantes do Movimento Escoteiro, muitos deles já usando o novo traje escoteiro, recém aprovado.

A frase “Junto à Comunidade” destacava o distintivo do XIV ELO Nacional realizado em agosto e novembro de 1991, com intensas atividades comunitárias.

Os ELOs passaram a ser realizados a cada dois anos, e assim o XV ELO Nacional foi realizado em agosto e novembro de 1993, com o tema “Uma Cadeia em Expansão” reforçando o crescimento interno dos Grupos Escoteiros com atividades envolvendo jovens não integrantes do Movimento Escoteiro.

O XVI ELO Nacional foi em agosto de 1995 e o XVII no ano de 1997.

Em 1999 foi realizado o XVIII ELO Nacional, abordando na programação: “As Grandes Navegações Portuguesas e o Descobrimento do Brasil”.

E o XIX ELO Nacional em outubro de 2001, sob o tema “Somos Todos Irmãos”.

ELO Nacional de 2003, que comemorou os 25 anos de Elo Nacional, ao invés de ser o 25º, foi, em realidade o 20º, pois a partir de 1991 ele vem sendo realizado a cada dois anos, e o tema foi justamente "25 Anos de Elo Nacional".

Em 2005 o Elo teve como tema "Celebrando Julio Verne", no ano do centenário da morte deste famoso escritor.

Em 2007 o Elo comemorou o Centenário do Movimento Escoteiro, com o tema "Centenário para todos", e com várias atividades que lembravam O Acampamento de Brownsea em 1907

Em 2009 o Elo o tema do Elo foi "Escotismo é Inclusão", e somou-se ao conjunto de atividades que afirmavam a necessidade de criar condições para inclusão de pessoas com deficiência no Escotismo e em todas as áreas sociais.

O XXIV ELO Nacional, em 2011, teve como tema "Simplesmente Escotismo", e suas atividades baseadas no documento Jamboree para Todos do Jamboree Mundial na Suécia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário